//
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330

Retrovisor com tilt-down: entenda como funciona e onde encontrá-lo

Retrovisor com função tilt-down

Sumário

Que atire a primeira pedra aquele motorista que nunca ficou inseguro na hora de colocar o carro em uma vaga apertada, ou teve dificuldades na hora da famosa baliza. Esses são dois problemas comuns, que podem afetar até mesmo os melhores dos motoristas. 

Raspar o pneu ou a roda no meio-fio é sempre muito ruim, concorda? Talvez você precise conhecer o retrovisor com tilt-down, uma inovação tecnológica que veio para ajudar motoristas de todos os tipos a manobrar e estacionar com mais praticidade e segurança. 

Neste artigo, falaremos sobre as vantagens deste tipo de retrovisor, como ele funciona e como instalar este recurso com propriedade. Esperamos que as dicas sejam úteis para você! Confira agora. 

Leia também: Acessórios para carros mais procurados em 2021 para revender.  

O que é o tilt-down?

O Tilt-down é a função que muda o ângulo do espelho retrovisor ao engatar a ré no carro para melhorar o campo de visão ao manobrá-lo. 

O retrovisor com a função tilt-down pode até parecer um retrovisor convencional em um primeiro momento, mas ele guarda esse recurso muito valioso para motoristas: a mobilidade dos espelhos! 

Em tradução direta, a palavra tilt-down pode ser escrita como “inclinar para baixo” e, na prática, é exatamente isso que este recurso faz. 

O retrovisor com tilt-down conta com um sistema que abaixa gradativamente o retrovisor direito quando a marcha ré está engatada, permitindo a visualização do meio-fio e outros potenciais obstáculos para o estacionamento seguro. 

Os recursos podem variar de acordo com a complexidade do sistema, mas, no geral, essa é uma ferramenta que pode ajudar – e muito! – motoristas que costumam estacionar em vagas apertadas, ou têm dificuldades com a baliza. 

Entenda como funciona o retrovisor com tilt-down

Basicamente, o retrovisor com tilt-down é acionado do lado direito do carro – ou seja, do lado do carona – quando o motorista utiliza a marcha ré, um dos primeiros passos para realizar a baliza ou qualquer tipo de estacionamento paralelo.

Muitos motoristas que não contam com a função tilt-down sentem a necessidade de realizar esse processo manualmente, o que pode ser um tanto complicado se você não tem alguém sentado próximo ao retrovisor a ser ajustado. 

Sendo assim, o tilt-down poupa bastante tempo e esforço por parte do motorista, além de dar mais segurança para a manobra. 

É claro que essa função não é útil apenas para momentos em que é preciso estacionar. Ter um ângulo de visão voltado para as rodas pode ser muito útil em qualquer situação onde a marcha ré é necessária, principalmente no desvio de obstáculos. 

Quais são as vantagens de um retrovisor com tilt-down?

Nem sempre fazer uma baliza é algo fácil, sobretudo se a vaga em questão é apertada, ou o meio-fio apresenta irregularidades. Sendo assim, a função de ajustar o ângulo de visão do retrovisor pode ser extremamente útil.

Dessa maneira o motorista evita avarias à roda, cortes os ralados nos pneus, avarias à lataria do carro, e ainda pode poupar tempo durante o processo de estacionamento.

No geral, este é um conforto que pode parecer desnecessário, até que você comece a utilizá-lo em seu dia a dia e veja o quão vantajoso realmente é! 

Roda ralada no meio-fio ao manobrar

O tilt-down pode ser usado em qualquer veículo?

Não. Esse tipo de recurso pode ser aplicado apenas em veículos com o controle elétrico dos retrovisores externos. 

O primeiro registro de um sistema de retrovisores com função tilt-down data de 2011, com o Polo, da Volkswagen. No mesmo ano, o sistema também foi integrado aos modelos Gol, Fox e Voyage, algumas das linhas mais populares da montadora. 

Apesar disso, este ainda é difícil de ser encontrado como um item de série, sendo vendido como opcional por grande parte das lojas e podendo ser adquirido separadamente após a compra. 

Como instalar a função tilt-down?

Como explicamos acima, o retrovisor com tilt-down pode ser instalado após a compra, como um item opcional para todos os veículos com controle elétrico dos retrovisores externos. A sua instalação não é complicada, desde que seja feita por meio de um serviço especializado.

Em alguns casos excepcionais, o retrovisor com tilt-down também pode ser encontrado, como um item de série, do lado do motorista. Em versões mais sofisticadas do aparelho, é possível registrar o nível de inclinação de acordo com os padrões do motorista, considerando o meio-fio e as rodas do próprio veículo.

Onde encontrar retrovisores com tilt-down?

Os retrovisores com tilt-down podem ser encontrados como itens opcionais em uma série de modelos de carros atualmente, tanto nacionais, quanto importados. Apesar disso, a instalação da função posterior à compra também pode ser feita sem problemas, graças às tecnologias de automação.

A Faaftech é uma das empresas pioneiras neste ramo, produzindo dispositivos de automação para retrovisores – dentre muitos outros recursos de automação – para os mais variados modelos de carros. 

As interfaces de Automação e Conforto da Faaftech, por exemplo, contam com recursos de automatização de abertura e fechamento dos vidros elétricos pelo controle remoto, rebatimento automático dos retrovisores, assim como a função tilt-down. 

Desenvolvidas com alto padrão de qualidade, as interfaces Faaftech contam com tecnologia SSD (Solid State Driver) para aumentar a vida útil, proteção completa por malha de nylon   garantindo total segurança contra curtos-circuitos e sua instalação é Plug and Play, sem cortes de fios.

Além disso, os equipamentos têm três anos de garantia contra defeitos de fabricação, isso mesmo, 3 anos. São centenas de modelos de carros atendidos e diversos tipos de Interfaces de Automação e Conforto disponíveis em nosso site! 

Procurando por interfaces de automação? Conheça os produtos Faaftech! 

Conclusão

Fazer a baliza está entre os principais desafios para motoristas – mesmo os mais experientes. Felizmente, com a ajuda da tecnologia, sofrer com as rodas arranhadas não precisa ser mais uma opção. 

Os retrovisores com tecnologia tilt-down ajudam a manobrar o carro, apontando o espelho do lado direito do veículo para o chão assim que a marcha ré é acionada.

Esse é um item que pode ser encontrado como opcional desde 2011, mesmo entre os modelos mais populares do mercado. Para aqueles que não desejam trocar de carro, a instalação posterior à compra também é possível por meio dos módulos de automação. 

Neste artigo, falamos um pouco sobre essa importante tecnologia de segurança, quais suas vantagens e onde encontrá-la no mercado. Para continuar aprendendo mais sobre automação em carros e recursos de tecnologia automotivos, visite o blog da Faaftech. 

Envie para um amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *