//
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330

Como solucionar a falta de bluetooth no Onix e Tracker?

chevrolet onix modelo 2023

Sumário

Os veículos da linha Chevrolet Onix e Tracker (2023) chegaram ao mercado sem conexão bluetooth, sem Android Auto e sem Wi-Fi para os passageiros. A ausência dessas conexões pode trazer alguns problemas para os proprietários.

Mas afinal, é possível ativar bluetooth? Como então, utilizar o bluetooth no Onix?

Vem com a gente conhecer a melhor solução para ativar bluetooth no Onix e Tracker 2023. 

Por que o Onix 2023 não tem bluetooth?

O Onix modelo 2023 está sendo comercializado sem bluetooth por falta de componentes eletrônicos. Além do Onix, a situação ocorre nos modelos Onix Plus e Tracker da marca Chevrolet.

Para que o carro tenha bluetooth e outras tecnologias, a central multimídia ou rádio do carro precisa de algumas peças bem pequenas, chips e semicondutores.

Hoje, grande parte dos componentes eletrônicos são originados da China. Vale lembrar que essa mesma China teve indústria e produções paralisadas durante a pandemia de Coronavírus iniciada em 2020, conforme você pode ver nessa matéria do “El País”:

https://brasil.elpais.com/internacional/2020-01-23/china-amplia-a-quarentena-pelo-coronavirus-e-deixa-20-milhoes-de-pessoas-isoladas.html

Além disso, muitas pessoas no mundo todo migraram o regime de trabalho para o home office (trabalho em casa), como uma forma de evitar o contágio da doença. Isso também fez com que a demanda de aparelhos eletrônicos em geral aumentasse drasticamente.

A crescente demanda por diversos tipos de dispositivos eletrônicos que utilizam componentes e chips, somada a diminuição da sua produção dos mesmos afetou diversos segmentos, dentre eles o segmento automotivo. 

Várias montadoras tiveram produções afetadas como Mercedes Benz, Honda, Nissan e Volkswagen. Com a Chevrolet não foi diferente. A marca continua buscando soluções para amenizar os efeitos pós Coronavírus. 

Como conectar ao bluetooth no Onix?

O Onix não tem bluetooth na multimídia de fábrica, então a melhor forma de conectar é utilizando um acessório, o PlayToAir Plus da Faaftech

Com o dispositivo conectado na porta USB do carro, o usuário pode escolher entre várias opções de conexões disponíveis:

  • Bluetooth: compartilhe áudio do smartphone, seja streaming de músicas ou arquivos armazenados no aparelho e faça chamadas telefônicas hands free (sem as mãos em tradução livre) pela própria multimídia do carro. 
  • Android Auto sem fio: para os aparelhos que utilizam Android, é possível utilizar o sistema nativo para Android na multimídia do carro e espelhar várias funcionalidades do smartphone sem uso de cabo.
  • Apple CarPlay sem fio: Os modelos Onix, Onix Plus e Tracker 2023 contam com sistema Apple CarPlay para espelhar o sistema da maçã na multimídia, mas apenas com uso de cabo. Com o PlayToAir Plus é possível fazer a conexão sem fio e aproveitar vários Apps  do celular. 
  • Espelhamento de smartphone: Se a intenção é acessar Youtube ou espelhar exatamente o que está sendo transmitido na tela do celular, o espelhamento é uma boa opção. O espelhamento sem fio pode replicar a tela do celular, seja Android ou iOS. 

Veja no vídeo abaixo como é simples ativar e utilizar bluetooth no Chevrolet Onix com o dispositivo da Faaftech:

Chevrolet Tracker também não tem bluetooth?

A mesma solução aplicada no Onix (citada acima), é válida para o Tracker e Onix Plus. Os carros também não possuem conexão bluetooth e Android Auto, mas podem ter as funções com o PlayToAir Plus.

O dispositivo da Faaftech é atualmente o único no mercado totalmente certificado pela Anatel, podendo ser utilizado com total segurança para os ocupantes do carro.

Por que utilizar bluetooth?

Chamadas telefônicas e músicas

A imensa maioria dos condutores utilizam bluetooth para ouvir músicas do seu smartphone. Essa função é bem relevante, mas não a mais importante.

O sistema bluetooth na multimídia permite atender ligações durante os trajetos. Para o condutor manter sua atenção no trânsito, os veículos ainda possuem controles no volante viabilizando atender chamadas. 

Com o PlayToAir Plus, o sistema reconhece os comandos pelos controles no volante. Dessa forma, o motorista mantém os olhos na pista e evita o risco de pegar o telefone enquanto dirige.

Evite multas

O uso de celular ao volante não é apenas perigoso, como também uma infração de trânsito gravíssima conforme artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro. A multa pela infração custa de R$293,47 e 7 pontos carteira de habilitação (CNH).

O agente de trânsito ainda pode aplicar uma segunda multa por não estar com as duas mãos ao volante. A infração média tem o valor de 130,16, além de incidir em 4 pontos na CNH. 

Portanto um acessório como o PlayToAir Plus da Faaftech garante conectividade e mais do que isso, segurança ao condutor. O dispositivo permite utilizar os recursos importantes no dia a dia, diretamente do sistema original do carro, longe de distrações. 

Conclusão

Nesse ano de 2023, por falta de componentes eletrônicos, a Chevrolet lançou alguns modelos de veículos sem alguns recursos tecnológicos. O Onix, Onix Plus e Tracker estão sendo comercializados sem bluetooth e Android Auto no sistema original.

A solução é recorrer a acessórios que adicionem as funções aos veículos. O PlayToAir Plus da Faaftech garante o bluetooth para músicas e chamadas, assim como Android Auto e CarPlay sem fio para a linha Chevrolet. E não para por aí. O dispositivo integra tecnologia em centenas de veículos.

A lista completa pode ser encontrada na página do produto:

www.faaftech.com/produtos/acessorios/playtoair-plus/

Envie para um amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *