//
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330

Veja o que é streaming e como usar essa tecnologia

streaming_na_TV

Sumário

Quem nunca ouviu falar da Netflix ou do Spotify? Se você conhece essas plataformas, já está no caminho para entender o que é streaming. 

O que é streaming?

Streaming é a tecnologia que permite reproduzir vídeos, áudios e outros arquivos através da transmissão de dados pela internet. O usuário acessa todo o conteúdo pela internet, ou seja, de modo online, como filmes e músicas sem a necessidade de fazer o download do arquivo. 

Dessa forma os arquivos reproduzidos não precisam estar armazenados no aparelho para serem reproduzidos. 

Em outras palavras, se o usuário de uma plataforma de streaming quiser ver um filme, por exemplo, basta que ele tenha acesso a plataforma e internet para assistir. 

Os arquivos são disponibilizados na nuvem por meio de servidores espalhados pelo mundo, que fazem o armazenamento dos dados.

Entenda o que são arquivos na nuvem neste artigo:

O que é nuvem de armazenamento

Com certeza, a plataforma mais conhecida de streaming é a Netflix. Sobretudo, a principal responsável pela popularização da palavra streaming. 

Streaming e on demand são a mesma coisa?

Algumas pessoas ficam com dúvida com relação a esse outro termo, on demand. Então vamos esclarecer também.

On demand são todas as plataformas de streaming que tem um catálogo ou menu para escolher a programação que vai assistir. Por outro lado, streaming é a transmissão de um conteúdo pela internet sem a necessidade de armazená-lo. 

Ou seja, todos os sites e plataformas que utilizam o on demand de modo online, transmitem por streaming. 

Sendo assim, todo vídeo ou música on demand é um streaming, mas nem todo conteúdo de streaming é on demand, como no caso de live streaming. 

A Netflix tem um sistema de streaming on demand enquanto as lives no Youtube são lives streaming.

Não precisa de confusão, todos se tratam de serviços streaming.

Por onde posso acessar conteúdos em streaming?

Como citamos acima, para usar um serviço de streaming é preciso ter acesso a internet, logo já podemos presumir algumas formas de acessar esse tipo de conteúdo.

As formas mais conhecidas são por meio de:

Computadores

Uma forma muito conhecida para acessar conteúdos de vídeos e músicas é através de sites. Portanto, uma ferramenta que pode ser utilizada é o computador ou notebook com acesso a internet.

Smartphones

Atualmente o dispositivo mais usado para acessar a internet é o smartphone. Nesse sentido, já dá pra imaginar que é totalmente possível acessar sites de streaming. 

Do mesmo modo, conteúdos também podem ser acessados por meio de aplicativos.

Tablets

Semelhantemente ao smartphone o tablet pode acessar tanto a apps quanto a sites. 

TV Smart: 

As TV’s smart são aparelhos que também tem acesso a internet e um sistema operacional diferente dos aparelhos acima, contudo podem ser instalados vários apps de streaming para assistir direto da TV. 

ChromeCast: 

O ChromeCast é um gadget ( dispositivo compacto) desenvolvido pela Google, que permite acessar a internet e transformando uma TV comum em smart. Ele faz a leitura das informações enviadas pelo seu smartphone, transmitindo o conteúdo na TV. Sendo assim dá para acessar vários aplicativos de streaming.

Centrais multimídias automotivas: 

Sim, é possível acessar vídeos, fotos, músicas e até lives diretamente do carro. Existe mais de uma forma na verdade.

CarPlay e Android Auto:

Atualmente, existem multimídias com sistema CarPlay ou Android Auto. O sistema permite usar alguns aplicativos na tela do seu carro como Spotify, Waze e Whatsapp. 

Para entender mais sobre CarPlay ou Android Auto, você pode conferir nesse outro artigo: Apple CarPlay, Android Auto e os avanços da tecnologia

Central Multimídia Android:

Outro modo de ter acesso a apps na multimídia do seu carro é pela Central Multimídia Android Faaftech. Além de acessar apps e poder navegar na internet, conta com entrada para pen drive, para acessar conteúdos online. 

Streaming Box Faaftech:

Agora, se quiser ter todas as funcionalidades do CarPlay sem precisar de fio, e ainda contar com toda a versatilidade de uma multimídia Android, o melhor dispositivo é o Steaming Box Faaftech. 

Ele vai transformar a experiência no seu carro, permitindo acessar seus apps de streaming, navegação e outros de sua preferência, além de rotear a internet para seus passageiros.

Contando com processador octacore Qualcomm o Streaming Box Faaftech garante mais que o dobro de desempenho que qualquer um de seus concorrentes. 

Com o Streaming Box você pode ter acesso aos principais serviços de streaming. 

Conheça o Streaming Box Faaftech.

Em seguida, vamos apresentar os apps mais utilizados atualmente.

Conheça os principais serviços de streaming

central multimídia com streaming box faaftech

Youtube

O Youtube é a plataforma de streaming do Google que permite assistir vídeos de todo tipo de assunto (literalmente qualquer assunto), bem como postar vídeos e conteúdos de forma gratuita. 

Além de vídeos de produtores de conteúdo independentes, o Youtube também possui filmes e live streaming. 

Com certeza a plataforma mais acessada do mundo quando se fala de streaming. Mais de 5 bilhões de acessos todos os dias.

Você pode acessar o Youtube de forma gratuita, com uma conta de email pelo Gmail ou assinar o Youtube Premium para ter acesso a conteúdos sem anúncio, bem como conteúdos exclusivos. 

A conta no Youtube Premium dá acesso ao Youtube Music, plataforma de de músicas.

Netflix

A Netflix é uma das principais plataformas de entretenimento com streaming de filmes, séries e documentários. Passou a ter ainda mais destaque com suas produções originais.

Foi uma das responsáveis pela revolução do modo de assistir séries e filmes. 

Pode ser acessada em praticamente qualquer dispositivo, tal qual computadores, tablets, smartphones, TV’s e muito mais.

Para entrar na plataforma é preciso ter uma assinatura, então basta preencher com login e senha e curtir todas as produções.

Disney Plus

Disney Plus ou Disney+ é o serviço de streaming de filmes e séries da Disney. 

A Disney sempre foi muito famosa por suas animações, filmes e produções nos cinemas e TV’s à cabo. Com o crescimento de outras empresas do segmento, decidiu entrar com o seu próprio serviço.

Atualmente no Disney Plus você acessa todas as produções da Disney, bem como produções da Pixar, Marvel ou National Geographic.

Do mesmo modo, trata-se de uma plataforma paga. 

Spotify

O Spotify é um serviço de streaming de músicas e podcasts. 

A empresa substituiu a venda de CD’s com seu serviço com uma assinatura mensal que custa menos que um único disco. Ainda assim, também conta com uma versão grátis. No entanto, a versão free tem anúncios. 

Na plataforma o usuário pode criar playlists e fazer o download de suas canções favoritas (opção disponível na versão paga).

Apple music

Apple Music é a plataforma de streaming de músicas da gigante de tecnologia Apple. 

Disponível para aparelhos com sistema operacional IOS, assim como iPhone, Macbook e para Android.

Possui uma vasta gama de músicas de artistas do mundo todo. A plataforma que concorre diretamente com o Spotify tem produções exclusivas com vários artistas. 

Uma plataforma que agrada muito aos fãs da marca.

Amazon Prime Video

O Prime Vídeo é o serviço de streaming de filmes e séries da Amazon. 

Concorrente da Netflix e Disney+, também possui sistema de assinatura para ter acesso a seus conteúdos.

Suas produções próprias e preço por assinatura mais baixo que suas concorrentes, garantem uma fatia do mercado. 

Juntamente com isso, assinando o pacote Amazon Prime o usuário ganha acesso ao Prime Vídeo, Prime Music (Prime music é a plataforma de músicas da Amazom) e frete grátis no marketplace da empresa, além de outros benefícios.

GloboPlay

GloboPlay é o streaming da Rede Globo de televisão. 

Assinando o GloboPlay o usuário tem acesso à conteúdos de todos os canais da Rede como MultiShow, SporTV, Premiere e GloboNews. 

Os conteúdos vão de canais fechados até filmes e séries próprias da Rede. 

Uma plataforma nacional muito completa, com conteúdos para todos os gostos. Vale lembrar que também tem um valor pela assinatura. 

Para acessar todas essas plataformas na central multimídia do seu carro de forma descomplicada e com total fluidez, conheça o Streaming Box Faaftech. A multimídia do seu carro de um jeito que você nunca viu.

Tiktok

O Tiktok é uma rede social focada em produção de vídeos. A rede social ficou muito famosa com suas trends e challenges. 

As trends são vídeos que os usuários passam a replicar com o mesmo áudio, que viralizam dentro da rede social. Já no caso dos challenges são vídeos que viralizam por desafiarem os usuários a fazerem a mesma coisa. Na maioria das vezes os challenges acabam se tornando trends por viralizarem bem rápido.

A plataforma oferece a opção de live streaming para quem usa a rede. Qualquer um pode fazer uma live ou assistir dentro do Tiktok.

A ferramenta é gratuita e contém anúncios. O usuário pode receber pagamentos por convidar novos membros que se cadastrarem, por cumprir algumas missões ou pela quantidade de visualizações que seus vídeos tiverem.

Apesar de ser uma rede social, sua forma de gerar conteúdo é por streaming e live streaming. 

Conclusão

Nesse artigo entendemos o que é o tão conhecido streaming, bem como a transmissão “on demand”. 

Além disso, vimos também como e onde esse tipo de serviço pode ser acessado, como em smartphones, TV’s Smart e até mesmo na central multimídia do carro.

O melhor modo de usar todos os recursos de streaming na multimídia do carro, com certeza é o Streaming Box Faaftech que permite instalar e acessar Youtube, Netflix, GloboPlay e muitos outros sem complicação. 

Basta plugar no USB do carro para ter todas as vantagens, garantindo muito mais entretenimento para todos os passageiros.

Finalmente, o que não faltam são opções de entretenimento, seja onde você estiver. 

Seja streaming, streaming on demand ou live streaming, estão presentes no nosso dia a dia e atualmente são os meios mais usados para compartilhar de tudo. De aulas e notícias, até vídeos e memes, você encontra nas plataformas de streaming.

Não fique desatualizado, conheça a melhor central multimídia para deixar seu carro completo. 

Envie para um amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *