//
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330

Chevrolet Onix e Tracker 2023 sem conexão bluetooth e Android Auto

Chevrolet Onix 2023 sem bluetooth e Android Auto

Sumário

Os veículos Onix, Onix Plus e Tracker chegaram ao mercado sem sistema bluetooth na multimídia. A limitação não para por aí. Os modelos não possuem sistema Android Auto, e contam com CarPlay apenas com uso por cabo.

A perda de recursos é mais uma consequência da crise de semicondutores que afetou o segmento automotivo (dentre outros segmentos) após a pandemia de COVID-19. A falta de componentes eletrônicos no mercado já atingiu diretamente a produção de veículos de várias marcas como Toyota, Volkswagen, Honda e desta vez, a Chevrolet.

A perda do bluetooth impede o uso de funções como ouvir músicas diretamente na multimídia, atender chamadas telefônicas pelo sistema do carro, dentre outras funções. 

A crise de componentes eletrônicos

Durante o período mais crítico da pandemia do Coronavírus países inteiros em todo o globo decretaram estado de quarentena. 

Por diversos dias as pessoas deviam ficar em casa evitando contato com outras pessoas numa busca pela redução no contágio da doença que se espalhou de forma extremamente rápida. 

Sem poder sair às ruas, empresas de todos os segmentos adaptaram o trabalho ao home office (trabalho de casa). Essa adaptação “forçada” fez a demanda por equipamentos eletrônicos disparar. Computadores, celulares, câmeras, microfones, headphones, dentre outros aparelhos eletrônicos que auxiliam no trabalho a distância.

Com a demanda por equipamentos eletrônicos, somada a inúmeras indústrias de componentes eletrônicos paradas pela mesma razão (a pandemia) e outros fatores, não demorou muito até que faltasse componentes como semicondutores e chips no mercado.

A crise afetou diversos setores, dentre eles o segmento automotivo. Dessa forma, muitas montadoras tiveram que se desdobrar para contornar a situação e propor alternativas a fim de minimizar os efeitos pós pandemia.

Perdas no setor automotivo

A falta de componentes já afetou o setor automobilístico algumas vezes e especialistas apontam que a situação ainda pode perdurar por todo o ano de 2023. 

No período de 2020 a 2022 várias montadoras chegaram a interromper a produção parcial ou integralmente por falta de insumos. Veja no artigo abaixo como a situação afetou a Volkswagen:

https://olhardigital.com.br/2022/06/23/carros-e-tecnologia/falta-de-componentes-afeta-volkswagen-em-sao-bernardo-do-campo-e-trabalhadores-terao-reducao-de-jornada-e-de-salario/

Outras marcas como Honda, Toyota, Nissan e Mercedes-Benz enfrentaram cenários desafiadores frente à falta de peças em sua linha de produção.

Diante da situação a Chevrolet, marca do grupo GM no Brasil, encontrou na mudança de projeto uma solução paliativa para continuar produzindo. 

Em 2022 veículos da montadora perderam alguns recursos importantes. A Chevrolet lançou os modelos Onix, Onix Plus e Tracker sem bluetooth e Android Auto na multimídia original. A situação continua na versão 2023 dos veículos.

A ausência de sistema bluetooth afeta diretamente situações cotidianas do condutor como o compartilhamento de streaming de músicas do smartphone na multimídia, assim como atender chamadas pelo sistema de áudio do carro.

Além disso, os carros perdem outro recurso, o Wi-Fi de fábrica. Sendo assim, quem quiser rotear a internet no carro precisará utilizar o seu smartphone ou mesmo usar algum acessório compatível.

Em nota a GM destaca o momento desafiador:

“A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial. Por isso, estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e para buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes.”

A solução

O PlayToAir é o dispositivo que completa a central multimídia dos veículos Chevrolet. Com ele é possível utilizar CarPlay e Android Auto sem fio, bem como fazer espelhamento da tela do smartphone na multimídia.

Com uma instalação muito simples e prática (basta conectar na porta USB para aproveitar) o PlayToAir ainda permite fazer chamadas hands free diretamente da multimídia do carro. 

Além da praticidade de atender chamadas na própria central multimídia do carro, é importante enfatizar o fator segurança, uma vez que o condutor não precisa utilizar o aparelho celular. 

O dispositivo compacto e de fácil instalação e utilização se mostrou a melhor solução do mercado para a demanda dos condutores dos modelos Chevrolet sem bluetooth. 

Conforme a própria montadora ressalta, na hora de utilizar qualquer dispositivo em seu carro é de extrema importância garantir que esse produto seja homologado junto aos órgãos competentes no Brasil.

central multimídia onix 2023 atendendo ligação pelo PlayToAir

Quanto a isso, temos a segurança de recomendar os produtos da Faaftech, empresa referência no segmento automotivo, que fornece soluções 100% homologadas pela Anatel. 

Para conhecer o PlayToAir, basta clicar no link abaixo:

https://www.faaftech.com/produtos/acessorios/playtoair-plus/

Conclusão

A pandemia de Covid-19 trouxe consigo um cenário desafiador para todos. No segmento automotivo não foi diferente.

Montadoras reduziram jornada de trabalho, outras interromperam sua produção. Contudo, todas as marcas têm se desdobrado para contornar a situação. 

Um exemplo disso são os veículos da Chevrolet que chegam ao mercado sem recursos como bluetooth na multimídia original.

Frente a isso encontramos uma excelente solução desenvolvida pela Faaftech, o PlayToAir. O aparelhinho instalado na central multimídia via USB integra funções perdidas pela falta do bluetooth. 

Para conhecer a solução, basta acessar a página oficial da Faaftech aqui. 

Envie para um amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *