//
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330

Apple CarPlay, Android Auto e os avanços da tecnologia automotiva

central multimídia com CarPlay

Sumário

A tecnologia avançou nos últimos anos de uma forma assustadora, o que trouxe muitas novidades para o setor automotivo como Apple CarPlay e Android Auto.

A internet, por exemplo,  é um recurso relativamente novo para a humanidade e mudou completamente o modo como agimos e lidamos com as situações cotidianas.

Se pararmos para fazer uma análise bem rápida, percebemos que o primeiro iphone foi lançado em 2008, pouco mais de 10 anos atrás. Nesse curto espaço de tempo os aparelhos evoluíram muito. 

O surgimento de novas tecnologias também chegou ao setor automotivo. Os carros estão cada vez mais tecnológicos e integrados ao nosso dia a dia. E aí entram o Apple CarPlay e o Android Auto. Você já deve ter ouvido falar. Mas sabe o que é?

Vamos conhecer melhor. 

Veja também: ShiftPower: o que é, para que serve e vale a pena comprar?

O que é o Apple CarPlay?

Apple CarPlay ou CarPlay é o sistema operacional automotivo da Apple que faz a integração do iPhone com a tela da central multimídia do seu carro. 

Com ele é possível usar a tela da multimídia como um monitor do seu iPhone. Assim você pode ter acesso a Navegação GPS Online (Waze, Maps, Google Maps), serviços de streaming de música e também atender ligações sem a necessidade de usar o celular. 

O sistema exibe aplicativos disponíveis no iPhone, na tela da central multimídia de forma otimizada para ser usada no carro. 

Isso significa que alguns recursos não ficam disponíveis, enquanto outros recebem alguma modificação para garantir a segurança no trânsito com comandos de voz através da Siri (assistente inteligente da Apple), por exemplo.

Vamos explicar melhor daqui a pouco.

O que é o Android Auto?

Android Auto também é um sistema operacional automotivo desenvolvido pela Google para integrar o Smartphone Android a central multimídia do carro. 

O sistema permite usar diversos apps na tela da sua central multimídia, além de poder controlar tudo pela assistente virtual, por comandos de voz. 

Quais as vantagens do Apple CarPlay ou Android Auto no seu carro? 

Como citamos anteriormente, a maior vantagem de usar um dos sistemas é a integração entre seu smartphone e a central multimídia. Os apps do celular ficam disponíveis na tela da central. O que pode facilitar muito a vida do motorista e/ou passageiros. Waze, whatsapp, spotify e muitos outros apps direto na tela do seu carro

Outra facilidade é poder comandar tudo por voz com as assistentes virtuais, sem a necessidade de pegar o celular enquanto dirige. 

A assistente inteligente da Apple, a Siri, pode ser ativada a partir da frase “E aí Siri”. Do mesmo modo a assistente Google responde ao comando “Ok Google”, ou mesmo pressionando a tecla Voice nos controles de volante. Daí é só enviar o comando seguinte como ligar para alguém, enviar mensagem ou tocar uma música específica. 

Com certeza isso ajuda a manter as mãos no volante, garantindo maior segurança para todos no trânsito. 

Como funcionam esses sistemas? 

Bem, os sistemas não são como apps que podem ser instalados a qualquer momento. É preciso que a central multimídia tenha o recurso incorporado de fábrica. Mas fique tranquilo, a imensa maioria dos carros atuais já contam com Android Auto e CarPlay. 

Uma vez que seu carro seja compatível, basta plugar seu celular no USB do carro e sua multimídia irá reconhecê-lo, ou mesmo por conexão sem fio em modelos mais modernos.

É importante mencionar que alguns carros com sistema mais antigos podem apresentar alguma outra necessidade. As primeiras versões do Android Auto, por exemplo, precisavam da instalação de um app específico. Nas versões atuais já não é mais necessário. 

De todo modo, a instalação de ambos é bem intuitiva e simples de fazer, assim como a usabilidade que vai se parecer muito com o uso do celular. 

Vale a pena dizer que os dois recursos podem ser encontrados em multimídias de fábrica, no entanto, já existem inúmeros rádios e centrais vendidas no mercado que também possuem um ou os dois sistemas.

O CarPlay e o Android Auto fazem espelhamento de tela?

Não exatamente. O espelhamento, feito por cabo ou bluetooth, como o nome já diz, faz a função de espelho, mostrando exatamente o que você está vendo no seu celular. Já no caso de um sistema operacional automotivo, a central se torna uma espécie de monitor, exibindo (alguns) aplicativos na tela. Os comandos passam a ser feitos na central multimídia e não mais no smartphone. 

No entanto, se você quer ter todos os recursos do CarPlay sem necessidade de fio e muito mais recursos na sua central multimídia, como todos os seus apps favoritos, internet 4G, além de compartilhar Wi-Fi com todos os passageiros, a Faaftech desenvolveu um dispositivo perfeito para você. 

Conheça e se surpreenda com o Streaming Box Faaftech:

https://www.faaftech.com/streaming-box/

Qual é melhor, CarPlay ou Android Auto?

centrais multimídia com Android Auto e CarPlay

Para quem está acostumado a usar o sistema IOS, certamente vai preferir o Carplay. A interface limpa é, sem sombra de dúvidas, muito mais intuitiva, tornando a experiência mais agradável e descomplicada.

No caso do sistema da Google, o ponto positivo vai para a compatibilidade de apps. A diversidade de aplicativos  que podem ser instalados e utilizados é muito maior.

Outro ponto positivo vai para o número expressivo de rádios com Android Auto que também é maior do que a concorrência.

Veja os carros compatíveis com o CarPlay:

Lista de carros compatíveis com CarPlay

Veja também a lista de carros compatíveis com o Android Auto:

Lista de carros compatíveis com Android Auto

Além disso, a partir do Android 9 , os carros podem usar o recurso sem a necessidade de fio (desde que o carro também já esteja preparado para esta conexão sem fio). 

No final das contas, os dois possuem defensores e opositores muito engajados. A decisão acaba ficando mais ligada ao gosto do usuário do que propriamente vantagens ou desvantagens.

Conclusão

Nesse artigo entendemos um pouco sobre o que é, como se usa e quais as principais diferenças entre o Android Auto e o Carplay. 

Como mencionamos, os dois sistemas têm propostas parecidas e o objetivo é levar praticidade ao condutor. Além disso, e provavelmente o fator principal desses softwares automotivos, é tornar o ambiente do trânsito mais seguro. 

Pensando em segurança, existem outros acessórios que auxiliam o motorista na hora das manobras. Conheça as interfaces da Faaftech e veja como estacionar seu carro de forma prática e segura adicionando uma interface de câmera ao seu carro.

Envie para um amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *