A tecnologia automotiva tem se tornado cada vez mais personalizável. Tudo gira em torno da preferência do cliente. Por isso, têm surgido muitos componentes e acessórios no mercado que personalizam a experiência do condutor.
O ShiftPower é um bom exemplo disso. Com ele é possível personalizar totalmente a resposta de aceleração.
O dispositivo tem feito muito sucesso e despertado a curiosidade de muitos condutores que buscam uma experiência personalizada ao dirigir.
Conheça o ShiftPower e entenda porque ele é um produto tão buscado atualmente.
O que é o ShiftPower?
O ShiftPower é a interface de performance desenvolvida pela Faaftech que elimina o atraso de aceleração e permite personalizar a resposta de aceleração do seu carro com vários modos de condução. Desde respostas mais agressivas com Modo Race a respostas mais suaves com o modo Eco.
Além desses modos a interface conta com muitas outras opções para o dia a dia. E você vai conhecer cada um deles daqui a pouco.
Veja como o ShiftPower atua e seu modo de funcionamento
Antes de falar de como o ShiftPower funciona precisamos entrar em um outro ponto importante para o seu funcionamento.
Houve um tempo em que os carros tinham um cabo que ligava o pedal de acelerador ao carburador.
Hoje em dia, com novas tecnologias não se usa nem cabo e nem carburador. No lugar do carburador surgiu a injeção eletrônica que garante maior economia de combustível e maior precisão na alimentação do motor.
Você pode conhecer tudo sobre injeção eletrônica nesse outro artigo:
Injeção eletronica. O que é, como funciona e para que serve?
Do mesmo modo, os cabos de aceleração também foram substituídos pelo acelerador eletrônico, que envia comandos para a injeção eletrônica, que é o responsável pela resposta do motor. Todo o processo é feito eletronicamente.
E aí que tudo começa a se conectar.
É comum que os carros com aceleradores eletrônicos venham com um delay de fábrica na aceleração. Alguns mais, outros menos, mas esse delay acaba impedindo que o carro entregue toda a aceleração desejada.
Uma das razões para esse atraso existir seria, garantir a segurança dos motoristas mais inexperientes, pois não estão habituados com a força do pé sobre o pedal.
E nesse ponto entra a Interface de Performance ShiftPower Faaftech.
A interface é conectada atrás do pedal de aceleração através de um conector Plug-and-Play que atua eliminando o delay de aceleração.
Veja mais detalhes no vídeo abaixo:
Mas como o Shiftpower funciona?
O ShiftPower funciona adiantando a resposta do pedal do acelerador e consequentemente a resposta do motor. Em outras palavras, seu pedal de acelerador fica mais rápido e sem o atraso.
A resposta imediata dá uma sensação de ganho de potência, deixando seu carro com um toque mais esportivo.
E mais do que isso, o módulo de performance permite vários níveis de personalização com os modos de condução, bem como modos de segurança.
Conheça os Modos de Condução do ShiftPower
Modo Dynamic
Com resposta suave e ganho confortável de aceleração, o Modo Dynamic é indicado para uso na cidade.
A maioria dos usuários preferem esse modo para a cidade, pois percebem o ganho no pedal, porém de forma suave. O que garante segurança na hora de dirigir em trechos urbanos.
Modo Sport
Com esse modo a resposta fica média-rápida e seu uso também é indicado na cidade.
Modo Super Sport
Neste modo a aceleração fica ainda mais esportiva (como o próprio nome já diz). O modo Super Sport é indicado e perfeito para uso em rodovias.
O motorista já não precisa pisar até o fundo para o carro ter uma resposta mais rápida.
Modo Race
Resposta extremamente agressiva. Indicado para uso em rodovias.
A aceleração fica mais rápida e as ultrapassagens se tornam bem mais seguras. O carro responde imediatamente aos comandos do pedal.
Mas o ShiftPower não para por aí…
Além dos modos de condução com toque mais esportivos, o ShiftPower conta com Modo Eco e modos de segurança.
Conheça os outros modos de condução.
Modo Eco
O Modo Eco é mais uma opção para quem quer uma resposta de aceleração mais suave. Com esse modo a resposta de aceleração fica mais segura e econômica.
Seja para quem procura economia ou para uma direção mais suave, como também para recém habilitados ou para carros com motorização mais “selvagem”.
Totalmente personalizável, permite reduzir em até 20% a resposta de aceleração, sem limitar a aceleração final do veículo.
Com esse modo você pode entregar o carro àquele motorista iniciante com mais tranquilidade. Mesmo em carros mais potentes, a resposta de aceleração fica mais suave.
Modo manobrista
Sabe aquele momento que você precisa entregar o carro para o manobrista do restaurante ou do lava-rápido?
Às vezes fica aquele receio de que o condutor não tome os devidos cuidados com seu carro.
Basta usar o Modo Manobrista que permite personalizar a aceleração entre 15% a 45%. A aceleração fica limitada e seu carro mais seguro.
Modo bloqueio
Esse modo funciona como um sistema anti-furto para o seu veículo.
Ao ativar o modo bloqueio, o módulo anula totalmente a resposta de aceleração. Em outras palavras, você pode ligar o carro e pisar no acelerador, se o Modo estiver ativo, o motor não responde ao comando.
A ativação pode ser feita pelo botão ou pelo app. Isso mesmo, o ShiftPower conta com um aplicativo exclusivo, seja para smartphones Android ou IOS. Mas vamos falar melhor do app daqui a pouco.
Além de todos os modos de condução o dispositivo da Faaftech possui 3 mapas de performance, possibilitando mais opções para o condutor.
Veja.
Mapas de performance
O ShiftPower conta com os modos de condução para ajustar os níveis de aceleração, entretanto também é possível ajustar a curva de aceleração configurando os mapas de performance
Os mapas podem ser Linear, Exponencial e Dinâmico.
Veja como ficam os mapas:
Antes de mais nada, vale esclarecer algumas dúvidas muito frequentes sobre a interface.
E para começar…
ShiftPower é o mesmo que Powershift?
Definitivamente não. São duas coisas bem distintas apesar do nome muito parecido.
O Powershift é um tipo de câmbio automatizado de dupla embreagem desenvolvido pela Ford, que foi usado em vários veículos da marca de 2013 a 2017.
Por outro lado, já vimos que o ShiftPower não tem nada a ver com câmbio ou embreagem. O módulo de performance personaliza a resposta de aceleração do carro.
Voltando a falar do câmbio…
O câmbio da Ford possui um sistema idêntico ao manual, no entanto a troca de marchas é feita a partir de atuadores hidráulicos.
Infelizmente, o câmbio apresentou diversos problemas como falha na troca de marchas, trepidação e até mesmo alterações no consumo de combustível. Isso fez com que ficasse muito “queimado” no mercado.
Para entender mais sobre o câmbio Powershift e seus problemas crônicos veja esse artigo:
Defeito crônico no câmbio powershift?
Acho que já deu para perceber que o câmbio não foi muito bem aceito pelos usuários.
E pelo jeito essa rejeição tem muitos motivos.
Ao contrário disso, o ShiftPower se espalhou pelo Brasil e exterior pela sua qualidade e pela recomendação de mais de 50 mil usuários satisfeitos.
A personalização que o dispositivo gera, somado aos seus mais de 300 mapas de performance, com uma instalação muito simples, garantiram que o produto se consolidasse de vez entre os apaixonados por carro e performance.
E já que tocamos no quesito instalação…
Como instalar o ShiftPower?
A instalação do ShiftPower é muito simples e prática.
Basta conectar a interface no pedal de aceleração por meio de conectores Plug-and-Play, e pronto. Já pode sair acelerando.
O botão pode ser fixado no local de preferência do usuário de forma adesiva.
Você pode estar se perguntando o que é conexão Plug-and-Play…
Bem, Plug-and-Play é a instalação por meio de conectores específicos. Ou seja, a Faaftech desenvolve o conector para cada modelo de carro, que vai se encaixar perfeitamente no pedal.
Sendo assim, não precisa cortar fios, a instalação é muito mais rápida e não altera nada na originalidade.
Sempre que falamos de performance nos vem à mente os trabalhos das oficinas especializadas, reprogramação de centrais, instalações complexas e nem sempre condizentes com manter a garantia do carro.
Como podem perceber, com ShiftPower é totalmente diferente, o produto foi desenvolvido para uma instalação simplificada sem necessidade de nenhuma programação e sem afetar a originalidade do veículo.
ShiftPower é um chip de potência?
Não. A verdade é que o ShiftPower não é um chip de potência.
De forma resumida o chip de potência é um módulo instalado na central eletrônica do carro, conhecida como ECU (Eletronic Control Unit), para “enganar” a injeção eletrônica que irá mudar sua forma de atuar liberando mais potência ao motor original.
O problema é que esse tipo de produto interfere diretamente na originalidade do carro, além do fato de ser uma solução bem mais cara, visto que precisa de mão de obra especializada e programações específicas.
Fora isso, o sistema do carro pode apresentar falhas com o tempo devido às informações erradas que recebe do chip.
Portanto esse tipo de chip de potência é bem diferente do ShiftPower que pode ser instalado de modo extremamente prático e com custo bem acessível.
E o Remap é?
O remap também é uma reprogramação do ECU (Eletronic Control Unit) que altera parâmetros originais do motor do carro. Mas essa reprogramação não conta com nenhum chip ou módulo. Ela é feita diretamente na central eletrônica do carro.
Com o Remap o carro ganha mais potência.
A alteração de parâmetros permite aumentar a alimentação e pressão do motor, garantindo mais torque e mais cavalos de potência.
O Remap altera a originalidade do veículo e também precisa de mão de obra especializada que pode cobrar valores altos pelo serviço.
Outro ponto é que o Remap incide em alterações na parte mecânica.
Vale ressaltar que esse tipo de reprogramação pode gerar um desgaste de peças de forma precoce. Sendo assim o carro pode ter problemas mecânicos mais cedo.
Como você pode notar, ShiftPower é muito mais prático de instalar, e adiciona diversos modos de condução sem reprogramação ou perda de garantia.
Instalar o ShiftPower causa perda de garantia?
Não. O dispositivo não altera em nada a originalidade do veículo. Sua conexão é totalmente Plug-and-Play, não sendo necessário nenhum corte de fios ou reprogramação.
Basta conectar o produto seguindo as orientações técnicas que constam no manual e pronto! Já pode acelerar.
Como saber quais os carros compatíveis com ShiftPower?
A interface de performance possui uma lista muito grande de carros compatíveis. São mais de 500 modelos de carros diferentes e a lista não para de crescer.
Nos faltaria tempo e espaço para listar todos eles neste artigo. Mas não se preocupe, você pode consultar a lista completa de carros clique no link abaixo:
Conheça os modelos de carros compatíveis com ShiftPower
E para você ter uma idéia do tamanho da aplicação separamos as principais marcas com aplicações abaixo:
1. Acura | 11. Fiat | 21. Lexus | 31. Renault |
2. Audi | 12. Ford | 22. Lifan | 32. Scion |
3. BMW | 13. GMC | 23. Lincoln | 33. Ssangyong |
4. Buick | 14. Honda | 24. Mazda | 34. Subaru |
5. Cadillac | 15. Hummer | 25. Mercedes | 35. Toyota |
6. Chery | 16. Hyundai | 26. Mini | 36. Troller |
7. Chevrolet | 17. Jaguar | 27. Mitsubishi | 37. Volkswagen |
8. Chrysler | 18. Jeep | 28. Nissan | 38. Volvo |
9. Citroen | 19. Kia | 29. Peugeot | |
10. Dodge | 20. Land Rover | 30. Porsche |
Como podem ver, o ShiftPower é um dispositivo com muitas funcionalidades e versatilidade.
Então de forma resumida…
Quais as vantagens de instalar ShiftPower?
Não é por acaso que o ShiftPower é um sucesso absoluto no segmento. A Interface traz inúmeras vantagens para quem usa e para quem instala.
Veja quais são as principais vantagens de instalar em seu carro:
Melhor experiência ao dirigir
Seja para fazer aquela ultrapassagem de forma segura ou para andar dentro da cidade com mais economia, escolha o Modo de Condução que mais combina com você e tenha a melhor experiência ao volante.
Tenha em seu carro o Modo Eco para direção suave ou mais esportividade com Modo Race, você escolhe.
App exclusivo
Além do botão para selecionar o Modo que vai usar, o ShiftPower conta com um aplicativo exclusivo, disponível para sistema IOS e Android.
No app é possível configurar o modo de condução, assim como os mapas de performance.
Além disso, é possível personalizar a porcentagem de aceleração de cada um dos Modos e ativar o Modo bloqueio para deixar seu carro em segurança.
Instalação Plug and Play
Como já falamos anteriormente, a instalação é muito simples e pode ser feita por qualquer profissional. Basta seguir as orientações do manual.
A instalação pode ser feita em 15 minutos, não altera a originalidade do veículo, não corta fios e não precisa programar nada. Basta instalar e acelerar.
Economia de combustível
O ShiftPower pode te dar um reforço na hora de economizar combustível. Ative o Modo Eco e tenha redução no consumo de combustível.
No trânsito mais pesado da cidade, ande com mais tranquilidade e com um modo mais econômico.
Conclusão
Então, viu só como o ShiftPower é um dispositivo surpreendente? Afinal, ele é capaz de ajustar o tempo de resposta entre o acelerador e o motor do veículo.
Muito mais do que isso, oferece diferentes tipos de ajustes, conforme o tipo de direção que a pessoa necessite.
As maneiras disponíveis são as seguintes: Modo Eco, Modo Dynamic, Modo Sport, Modo Super Sport e Modo Race.
Isso, sem falar no Modo Manobrista, Modo Bloqueio e nos mapas de performance.
Em outras palavras, o leque de possibilidades torna a direção muito mais prazerosa e, até mesmo, segura quando o motorista pega a estrada, por exemplo.
Sem dúvidas, vale muito a pena ter em seu carro.
Gostou e quer saber mais sobre o produto? Confira outras informações na página de ShiftPower.
E para conhecer todas as soluções da Faaftech clique no link abaixo: