//
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330

Interface de comando de volante: entenda o que é, como funciona e quais as vantagens

volante com comandos do som

Sumário

O cenário automotivo mudou muito na última década. Muitos itens e funções deixaram de ser exclusividade de carros topo de linha, e acabaram se tornando recursos populares a fim de que os carros ofereçam mais praticidade, segurança e conforto aos condutores. 

Um recurso que chegou para ficar é o volante com controles do som. Aqueles controles presentes no volante para trocar de estação de rádio ou mudar o volume da música que está em reprodução.

Sem dúvidas os controles no volante trazem muita praticidade, e até mesmo segurança na hora de dirigir. Por isso esse item tornou-se comum, mesmo em carros que possuem apenas um rádio simples. 

Os controles no volante tornaram-se um item muito desejado para quem busca praticidade e conforto. No entanto, se você deseja trocar o rádio do seu carro ou mesmo instalar uma central multimídia, você precisa ler esse artigo com muita atenção (o mesmo vale para quem já trocou o rádio).

Entender como funciona uma interface de volante, bem como as vantagens e métodos de instalação é essencial. Afinal, a troca do rádio pode gerar alguns problemas que você nem imaginava. 

Para te ajudar, desenvolvemos este artigo completo, com tudo o que você precisa saber sobre o tema. Confira!

O que é o comando de som no volante?

O comando de som no volante é um recurso simples, porém eficiente, que permite controlar o rádio do carro pelos botões instalados no volante. Sendo assim, é possível trocar de estação, aumentar o volume e até mesmo, atender ligações pelos controles no volante. 

Você já deve ter visto um desses comandos de volante em algum carro. Eles têm se tornado cada vez mais comuns e amplamente utilizados devido a sua facilidade de acesso aos recursos do rádio do carro. 

No entanto, alguns proprietários de carros, não estando satisfeitos com as limitações do rádio, decidem instalar uma central multimídia com mais recursos, mas…na hora de instalar tem uma surpresa desagradável: Descobrir que que vai perder os comandos do volante, os avisos sonoros, e ainda vai faltar outros sinais para a instalação do novo rádio.

Mas calma que para esses problemas existe solução. E a solução é a interface de volante. 

Vamos falar dela daqui a pouco, mas primeiro vamos ver como funcionam os controles do volante. 

Veja como funciona o comando de som no volante

Em poucas palavras, o comando de som no volante funciona como um controle remoto para a televisão: é possível controlar os recursos com apenas um clique, sem que o motorista precise desviar seu olhar ou atenção do trânsito. 

Esse gesto simples pode evitar muitas imprudências no trânsito, além de garantir que o motorista não se distraia tentando configurar a central multimídia ou o rádio do carro enquanto dirige. 

A grande questão é que os controles no volante são compatíveis com o rádio original, mas na grande maioria dos casos, quando o rádio é trocado, os controles deixam de ser compatíveis com o novo aparelho. 

Isso ocorre porque cada rádio e cada controle de volante tem um protocolo específico de comunicação. Ou seja, ao instalar uma central multimídia que não seja a de fábrica, a comunicação fica perdida e os comandos passam a não funcionar. 

De maneira bem lúdica, é como se o controle enviasse um comando em Francês e a multimídia só conseguisse ler em espanhol. Para que a comunicação volte a funcionar é preciso instalar uma interface de volante, que faz a leitura dos protocolos e emite os comandos de modo que a multimídia compreenda e obedeça.

Veja com mais detalhes a importância de uma interface de volantes.

O que é a interface de volante

Interface de volante é o módulo responsável por manter os controles do rádio ou multimídia no volante. Em outras palavras, não importa se você instalou um rádio ou uma central multimídia cheia de recursos, com a interface de volante você mantém os controles dos botões no volante. 

Um exemplo:

Você comprou um Chevrolet Onix com rádio e deseja instalar uma central multimídia android para ter mais funções no carro. 

O carro vem com controles no volante, mas na hora que instala a central multimídia os controles ficam inutilizáveis. Seu carro tem um volante cheio de recursos que não podem ser mais usados. 

Fora isso, aqueles avisos de sensor de ré e do cinto de segurança desaparecem. O carro não emite mais som dos sensores.

E não para por aí. Quando você desliga o carro, percebe que a central multimídia não desliga automaticamente, ou quando liga os faróis, as luzes do painel não diminuem a intensidade como faziam.

Bem frustrante né?

Saiba que ao trocar um simples rádio isso tudo pode acontecer. 

Para evitar esses problemas a Faaftech desenvolveu as interfaces que mantêm os comandos do volante e outras funcionalidades que são vinculadas ao sistema do rádio.

Dessa forma o condutor continua com o conforto e praticidade de controlar tudo pelo volante sem tirar a atenção do trânsito. 

Em grande parte dos casos a interface de volante ainda possibilita manter os avisos sonoros com o mesmo som original do carro. Aqueles alertas de segurança como do sensor de ré, por exemplo. 

Quais as vantagens de manter os comandos no volante?

Como você já deve ter percebido, são muitas as vantagens de ter os comandos de som no volante, especialmente quando a família ou o condutor são pessoas que “não vivem sem” música e áudios enquanto se locomovem.

O simples fato de ter os controles no volante, pode mudar comportamentos prejudiciais como dividir a atenção entre a direção e a central multimídia. 

Pode parecer uma atitude irrelevante, mas o comando de som no volante pode prevenir acidentes e irresponsabilidades no trânsito por falta de atenção. 

Isso, por sua vez, além de poupar vidas, em casos de acidentes mais graves, também poupa dinheiro, sentimentos e experiências negativas. 

Afinal, situações assim, podem ocasionar uma colisão ou aquela esbarrada do carro em algo que não devia. Nesse sentido, mesmo quando ocorrem “leves” arranhões no carro, resultam em muito estresse e gastos inesperados. 

Além de todas essas vantagens destacadas, existe ainda a possibilidade de garantir maior autonomia ao motorista, que pode atender às ligações, conectadas através de bluetooth, sem precisar de muito esforço — basta apertar o botão e atender. 

É possível instalar uma interface de volante em qualquer veículo?

Sim! É totalmente possível instalar uma interface de volante em qualquer veículo, desde que o carro tenha um volante com controles. Afinal, existem interfaces de volante universais, compatíveis com praticamente todos os modelos. 

Para exemplificar, alguns modelos de interface de volante disponíveis no site da Faaftech, são:

  • Linha Volkswagen;
  • Linha Renault;
  • Linha Fiat e Jeep;
  • Linha Chevrolet;
  • Além das interfaces universais.

Um ponto importantíssimo sobre as interfaces de volante universais é a possibilidade de selecionar no módulo cada tipo de veículo. A mesma interface é compatível com uma imensa quantidade de modelos de carros. 

Para conhecer melhor cada um dos produtos citados, e encontrar o modelo ideal para o seu carro, basta navegar na página de interfaces de volante e escolher o mais adequado para o seu caso. 

A Faaftech possui Patente de interface de volante

Além de todos os benefícios de manter os comandos do volante do seu carro, você pode ter a confiança em um produto pioneiro que foi pensado para acabar com as frustrações na hora de trocar o sistema de rádio.

A Faaftech recebeu esse reconhecimento através da publicação da carta de patente pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

A linha de produtos foi a primeira lançada no mercado pela empresa, que ganhou destaque por suas soluções com instalação muito prática e com imensa compatibilidade. 

As interfaces de volante da Faaftech ganharam notoriedade nacional e ditaram uma tendência para o mercado. Como é o caso da interface de volante universal FT-WI, onde uma mesma interface pode ser instalada para inúmeros modelos de carro.

Por isso, vale a pena investir em um produto de uma empresa sólida e com alto padrão de qualidade.

Conclusão

Percebeu como as interfaces de volante são úteis e interessantes para o seu dia a dia?

Essas interfaces mantêm os comandos no volante, ou seja, o condutor consegue trocar de estação do rádio, aumentar o volume do som ou até mesmo atender ligações, por bluetooth. 

Além disso, com os comandos no volante, o motorista não precisa desviar os olhos do trânsito para utilizar a central multimídia, pois controla tudo no volante, evitando colisões e até mesmo acidentes. 

E na escolha de interface correta o dono do veículo pode manter os sinais e alertas do carro, como o alerta do cinto de segurança, por exemplo.

Por isso, a escolha de uma interface de volante é extremamente importante para deixar o carro completo. 

Veja outros artigos relevantes aqui em nosso blog.

Envie para um amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *