//
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330
COMERCIAL: +55 (62) 3241-4600 | SUPORTE: 0800 603 2330

Customização por coding: a nova tendência que desbloqueia funções ocultas no carro

programação do carro por coding

Sumário

Você já ouviu falar em customização por coding? Essa é a nova modalidade de personalização automotiva que promete desvendar e habilitar funções ocultas no seu carro para deixá-lo mais completo e com as preferências do proprietário. 

Isso mesmo! Uma nova forma de personalizar o carro já se tornou uma nova tendência para o cenário automotivo nacional. Essa modalidade permite configurar funções de fábrica do carro e habilitar novos recursos através do próprio sistema do veículo. 

Não sabe direito como isso funciona? Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre personalização por coding.

O que é coding automotivo?

Coding automotivo é uma modalidade de personalização do carro por meio de programação. O coding permite habilitar e desabilitar, customizar e até mesmo desbloquear funções e recursos disponíveis através da codificação da ECU – Electronic Control Unit ou Unidade de Controle Eletrônico – do veículo. 

A ECU é uma espécie de cérebro do carro. A todo momento ele recebe e envia informações e comandos para todos os módulos e sensores espalhados por todo o corpo do carro. 

A comunicação feita pela ECU permite modificar a programação e funcionalidade de vários módulos e habilitar recursos e funcionalidades para cada um.

Através da porta OBD-II no carro é possível enviar os comandos para a ECU através de um dispositivo externo ao carro. Esse dispositivo utiliza a “linguagem” própria que permite configurar opções pré-disponíveis no próprio carro.

Todo esse processo é (muito seguro) padronizado, e feito de forma segura por meio do protocolo OBD-II. Veja o nosso artigo e entenda com funciona esse protocolo:

Veja o que é o protocolo OBD-II e como trouxe mais conectividade aos carros.

Com diversos computadores espalhados pelo carro, o engenheiro consegue modificar a programação dos vidros elétricos ou desativar alerta (aviso sonoro) do alarme, por exemplo. 

Dessa forma, o mesmo módulo pode ser usado em carros diferentes comercializados em países com diferentes preferências e legislações, sem problemas. Basta que os desenvolvedores programem a peça com essas preferências.

O que é possível fazer com esse tipo de personalização?

Através do coding automotivo é possível configurar, habilitar, desabilitar e desbloquear novos recursos e funções. Mas quais são essas funções? 

Vamos dar alguns exemplos do que pode ser alterado no carro:

  • Automatizar o fechamento e abertura dos vidros elétricos pelo controle remoto 
  • Trocar as lâmpadas halógenas (amarelinhas) por lâmpadas em LED (brancas)
  • Personalizar alertas sonoros como os bips de alarme ao trancar e destrancar o carro
  • Alterar o layout do Painel de instrumentos ou Habilitar varredura dos ponteiros 
  • Reduzir ou aumentar o volume do sensor de estacionamento
  • Ativar o rebatimento dos retrovisores ao trancar o carro

Essas e inúmeras possibilidades podem ser configuradas com as preferências do condutor por meio de coding.

A personalização por coding varia de carro para carro. Existem alguns carros com opções reduzidas, enquanto outros contam com uma grande variedade de alterações possíveis. 

E a melhor notícia é que a cada ano que passa os carros ganham módulos mais avançados e mais opções de personalização, ou seja, essa modalidade de personalização só tende a crescer ainda mais. 

Como é feita a programação do coding?

A programação de funções no carro é feita através de uma ferramenta conectada na porta OBD-II do carro utilizando comandos por código. 

A ferramenta OBD-II faz a comunicação entre a ECU e um dispositivo externo como um computador, um tablet ou mesmo um smartphone com software específico.

Desta forma, o profissional acessa o módulo, escolhe a opção de funcionamento que já está ali no módulo e pronto. O carro já ganha um novo recurso.

Por que os carros não vem com todas as funções?

Existem algumas razões para as montadoras não liberarem todas as funcionalidades para todos os carros, mesmo estando dispostas na ECU do carro. 

Economia no projeto e produção

Uma razão para o carro ter funções ocultas está ligada a criação do projeto do carro.

Como bem sabemos, em um mundo globalizado, os carros que são comercializados na Europa podem ser os mesmos comercializados no Brasil, na Austrália, Estados Unidos e etc. 

Isso permite que uma marca crie um conceito de carro com peças e configurações similares, sendo adaptadas para cada país. 

Isso reduz os valores gastos com o desenvolvimento do projeto e das peças que passam a ser produzidas em maior escala para suprir a demanda de todos ou de muitos desses países. 

Não precisa muita conta para imaginar a economia que a indústria tem ao produzir os mesmos componentes para carros de dezenas de países. 

Um grande exemplo de produção em massa é o caso do Toyota Corolla, o carro mais vendido no mundo todo até a data de publicação deste artigo. Imagine só a satisfação dos fornecedores que desenvolvem peças para a marca japonesa. 

Calcula-se que em 2020 o sedã médio tenha passado de 1.100.000 unidades vendidas.

Quer saber mais sobre os carros mais vendidos no mundo? Leia esse artigo: 

reviewauto.com.br/carro-mais-vendido-do-mundo/

Em quase todos os países o projeto é idêntico. O que significa que um fornecedor pode produzir peças para mais de um milhão de exemplares. 

Com certeza a conta fica mais barata para quem produz e para quem está comprando, afinal, negociar um milhão de pares de faróis, ou um milhão de módulos de vidro possibilita um acordo interessante para as duas partes.

Não significa que a conta seja exatamente assim, mas acredito que você leitor já conseguiu imaginar os reflexos da produção em massa.

Praticidade para configurar o carro

No Brasil, a maioria dos carros contam com a configuração do fechamento dos vidros com um toque no controle remoto. Já para os mesmos carros comercializados na Europa não funciona bem assim.

Os carros comercializados na Europa saem de fábrica com os vidros elétricos programados de um modo diferente. Para o fechamento completo é necessário manter o botão de travamento do carro pressionado até que os vidros se fechem por completo para atender a legislação. 

A montadora pode usar o mesmo módulo e programá-lo para fechar com um toque ou pressionando o controle até que se fechem completamente. 

fechamento dos vidros elétricos do carro pelo controle

Sendo assim, o mesmo carro pode ter as duas programações dentro da sua central. 

O mesmo carro, versões diferentes

Outra razão para que os carros tenham configurações diferentes são as versões distintas.

Enquanto um carro de uma versão topo de linha tem o máximo de acessórios e recursos, sua versão mais básica possui um pacote mais enxuto.

Em alguns casos, as versões mais básicas até possuem os mesmos componentes, porém com funções desabilitadas.

Alguns veículos, por exemplo, saem de fábrica com retrovisores elétricos, com toda a parte de motorização, e preparação para o rebatimento do retrovisor ao trancar o carro.

No entanto, a função fica desabilitada nas versões mais básicas.

Talvez o seu carro até possua essa função e você nem imaginava. 

Outro exemplo que podemos citar é dos faróis em LED e lâmpadas halógenas (as amarelinhas). 

Apesar dos carros mais básicos terem a preparação em seu sistema para as lâmpadas LED, essa função fica desabilitada ou melhor, é substituída por um sistema de lâmpadas halógenas que tem um custo bem mais baixo. 

Na grande maioria dos casos é possível programar por coding a central do carro para receber lâmpadas de LED sem nenhum tipo de erro. 

Como habilitar novas funções no carro?

Para tornar essa modalidade de personalização acessível a qualquer pessoa, a Faaftech desenvolveu o CustomEasy, uma ferramenta OBD-II controlada por um App de forma totalmente simplificada.  

Através do dispositivo OBD-II conectado ao carro e ao aplicativo CustomEasy você consegue ter acesso a todas as possibilidades disponíveis para o seu carro, podendo configurar, de forma simples e prática.

smartphone ao lado de OBD-II com aplicativo do CustomEasy

Com o dispositivo CustomEasy plugado na porta OBD-II, basta acessar o App, entrar na parte de personalização, escolher a função desejada e habilitar ou desabilitar. 

O aplicativo é muito intuitivo e prático. Todas as configurações aparecem no App subdividido em 7 categorias:

  • Alertas
  • Ar Condicionado
  • Automação e Conforto
  • Central Multimídia
  • Condução
  • Luzes 
  • Painel

Dentro das categorias você encontra opções como habilitar varredura de ponteiros, eliminar erro ao trocar lâmpadas halógenas por LED, habilitar fechamento dos vidros elétricos pelo controle, Troca de cores e layouts nos carros com painéis digitais… Essas e diversas outras opções podem ser configuradas diretamente do smartphone.

As funções são detectadas automaticamente ao plugar o dispositivo e variam de carro para carro, mas você pode ficar por dentro de todas as características do produto, planos e a lista completa de aplicação, acessando a página do produto no link abaixo:

faaftech.com/produtos/obd-tool/customeasy/

Conclusão

Os carros estão mais próximos de computadores do que nunca, aliás, os carros têm computadores embutidos e isso traz muitas vantagens.

Fica cada vez mais prático personalizar funções no carro por meio de programação por coding. 

Essa pode ser a forma que você estava procurando para customizar o seu carro do seu jeito. Trocar layout do painel, habilitar a varredura dos ponteiros, personalizar alertas, trocar as lâmpadas por LED e muito mais. 

Vale lembrar que a maioria das funções já estão lá no seu carro prontas para serem ativadas e personalizadas sem precisar instalar nenhum outro acessório.

Quer descobrir novas opções de customização por coding e deixar o carro com suas preferências? Conheça o CustomEasy Faaftech:

faaftech.com/produtos/obd-tool/customeasy/

E se você está em busca de acessórios, saiba que a Faaftech possui uma imensa variedade de produtos para proporcionar ao seu carro mais conectividade, segurança e performance. Acesse o site e conheça:

faaftech.com/

Envie para um amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *